Estressadinha



O estresse tem como concepção a ansiedade, o antagonismo, a exaustão, a frustação, o despreparo, o excesso de trabalho, a TPM, a confusão, o estado de pranto e o medo. Todos esses sintomas deram origem ao termo stress ou estresse.

O uso popular do termo expandiu rapidamente, e criou uma indústria de psicologia popular, auto-ajuda, e psicoterapia. Rapidamente o termo chegou aos filmes e seriados nos anos 30, 40 e 50 e foi mostrado como se a doença fosse feita por cientistas maliciosos que manipulavam os hormônios humanos.

Causas

As causas que podem levar as pessoas ao stress:

* Dor e mágoa
* Luz forte
* Níveis altos de som
* Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crónicas, desemprego e amnésia.
* Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
* Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
* Relacionamento pessoal: conflito e decepção
* Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
* Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil).
* Idade

O stress pode activar o sistema nervoso simpático e o autónomo e assim liberando em excesso os hormônios incluindo a adrenalina/epinefrina e o cortisol.

O estresse e a baixa da defesa imunológica

Em situaçao de estresse, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise, que fica localizada na região frontal do cérebro, faz liberar hormônios que ativam as glândulas supra-renais - como o próprio nome indica, se localizam na parte superior dos rins - fazendo com que as supra-renais liberem a substância cortisol, e a mesma é lançada na corrente sanguínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa, os glóbulos brancos, causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando a proliferação e desenvolvimento de doenças.

Há ainda o estresse bom, que é gerado quando estamos ansiosos trabalhando por algo que nos trará alguma saciedade ou felicidade futuras, como quando planejamos um casamento, uma viagem, ou estamos na correria para que algo de bom aconteça.

Mas o estresse ruim gera um abatimento ou sensação de pânico, um quadro de exaustão ou fadiga se instala, causando pressão alta, alterações hormonais, de TPM, acúmulo de gordura no organismo.

A angústia causa doenças como gastrite e ao liberar as emoções ruins como a mágoa há um melhoramento geral. Compreender os sentimentos e emoções leva a uma atitude que constrói uma rede que atua da região glandular estendendo-se por todo o corpo.

Pensamentos positivos, exercícios e disciplina são a melhor forma de afastar o estresse.

Tratamento

O tratamento pode ser feito através de remédios e atividade física regular controlada por profisionais da Educação Física, ou, eventualmente, por psicólogos.


Garoto alemão estressadinho...:S


0 comentários:

Comente!