um sorriso vale mais que mil palavras..



Nem sempre os cremes dentais que prometem um sorriso com dentes brancos e brilhantes são os mais indicados. Muito pelo contrário. Estes tipos de produtos apresentam abrasivos em sua fórmula.

A função dos cremes abrasivos, como o próprio nome sugere, é promover uma micro-abrasão no esmalte dos dentes, proporcionando assim, uma limpeza mais eficiente. Porém, esta limpeza "eficiente" tem um custo, ressalta a cirurgiã-dentista Rosa Jordana. "O abrasivo limpa mais, pois risca o esmalte removendo pigmentações que o creme dental comum não consegue. Como resultado imediato, os dentes ficam mais brancos. No entanto, a superfície do esmalte fica cheia de rugosidades e riscos", explica ela. Rosa ainda diz que os riscos causados pelos abrasivos retêm mais a pigmentação dos alimentos, já que a superfície não é mais lisa. Estes danos começam a ser notados a longo prazo, caso o uso seja freqüente.
A dentista alerta ainda, que este tipo de creme também risca materiais restauradores estéticos. Isso quer dizer que é totalmente contra-indicado para pacientes que possuam resinas ou qualquer trabalho de cerâmica ou porcelana.
Para saber se o creme dental é abrasivo, faça o seguinte teste: Coloque uma pequena porção de creme dental entre o polegar e o indicador. Friccione os dois dedos a fim de sentir a textura do produto. Se a sensação for a de estar tocando em uma espécie de areia (abrasivo), desconsidere o seu uso.

Os cremes dentais recomendados pelos dentistas são aqueles que possuem flúor. Além dos benefícios do flúor, o creme tem um papel cosmético. Ele é veículo para uma escovação mais agradável quanto a sabor e textura. "Mas o sucesso da escovação depende do uso mecânico da escova e do fio dental com o objetivo de remover a maior quantidade de placa bacteriana possível do interior da cavidade bucal", afirma Rosa.


0 comentários:

Comente!